O mensageiro - Lois Lowry

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes. Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem. Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais. Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.

Era isso que Matty tinha sentido na clareira –
 uma energia pulsante, como se ele  tivesse um relâmpago dentro de si – ,
 em um dia ensolarado, sem nenhuma tempestade se formando por perto. (Pág.39)

Matty é um garoto que, mesmo com as mazelas de sua vida, soube ainda na infância a se defender. Seu orgulho era a sua amizade com jovem Kira, a filha do vidente, mas isso na outra vila em que morava antigamente. Antes de saber que poderia ter novamente uma família e ser importante para alguém. Agora ele vide nesta nova comunidade, onde todos eram tratados humanamente, sem diferenças sociais ou preconceitos de qualquer tipo. Seis anos já se passaram desde que ele chegou ao vilarejo, com um garoto atrevido e pobre, para se transformar em um rapaz bom e honestos. Ele aos poucos está descobrindo que todas as pessoas são peculiares, possuem dons secretos que podem ajudar aos outros, mas ele não sabe é que o seu dom pode ajudar mais do todos os outros. Um estranho fenômeno vem acontecendo no vilarejo. Um fenômeno capaz de alterar o humor das pessoas, alterar a sua essência pura e transformar em algo ruim, mesquinho e vil. As pessoas que antes eram boa e generosas estão cada dia mais hostis e mesquinhas, e por isso decidiram de forma egoísta fechar as fronteiras e impedir a chegada de novos moradores. Matty então parte rumo ao seu antigo vilarejo para buscar Kira, já que esta era a promessa, ela deveria se unir ao pai quando sua própria missão estivesse concluída. Matty  precisará partir em uma grande e perigosa jornada, onde será testado muitas vezes e onde ele precisará vencer todas elas.
Eu havia ficado muito curiosa com o livro O doador de memórias e gostei da leitura, sabendo que tinha continuação, emendei já com o segundo e fiquei frustrada porque a história não tinha ligações com a primeira. Determinada a buscar esta amarração, cheguei ao O mensageiro, e a frustração permaneceu. Consegui as nuances de uns três personagens dos livros anteriores, porém ainda não é possível enxergar nenhuma amarração entre as três histórias, e então fui informada de que há um quarto livro. Agora é aquela sinuca: continuo e arrisco para ver o que dá, ou deixo como está? Matty é generoso e puro, assim com os demais moradores, mas qual é a verdadeira história do Vilarejo?

Lowry, Lois. O mensageiro. São Paulo, Arqueiro, 2016.

Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados