Garota Exemplar - Gillian Flynn

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
 Amy se encantou por Nick já no seu primeiro encontro. Ele era o homem que ela sonhou para ela. Para ser o seu Andy, o capaz, fazendo uma analogia direta ao personagem criado como par da Amy exemplar, ambos criados por seus pais para uma série literária e que foi grande sucesso. Os pais de Amy era o casal perfeito. Juntos há muitos anos, sempre estavam em companhia do outro para tudo. Chegava a ser maçante a forma como eles estavam o tempo todo se tocando, se completando e tomando decisões para como as coisas deveriam funcionar, até mesmo no relacionamento de Amy e Nick. No primeiro ano de casamento, tudo são flores, mas quando Nick perde o emprego, os primeiros problemas tomam forma e pioram ainda mais quando é chegada a vez da própria Amy perder o seu. Não que o emprego de ambos fosse lá grandes coisas, já que ele escrevia críticas de cinema para uma revista e ela criava testes psicológicos para revistas femininas. Mas é no aniversário de comemoração de cinco anos de casados que o pior acontece: Amy desaparece. Em uma cidade onde nada acontece, onde a calmaria é ordem e cuidar da vida dos outros é um passa tempo preferido, a vida de Nick se transforma. Sua esposa desapareceu e a sua completa ausência de emoções são um prato cheio para os desocupados de plantão, que logo desenvolvem uma teoria que irá se transformar em um massacre público.
É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens. E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas. (Pág.86)
Acho que quase todo mundo já leu este livro e eu estava sempre curiosa para ler também. Evitei o filme o quanto pude, já que não achava oportunidade de ler o livro. Até que ele foi o escolhido para o livro do mês do clube e as fãs de carteirinha quase se digladiaram para saber quem iria escolhê-lo para mim. Adoro! Comecei o livro com uma vaga ideia do que me esperava e já fui traçando o meu julgamento e minhas condenações. E à medida que a leitura avançava, algumas coisas eram acrescidas. Mas, quando os fatos vão sendo revelados, todas as minha criticas foram rasgadas e jogadas no lixo. Não dá pra descrever o que se passa dentro da minha cabeça, só posso dizer que cada um tem o demônio que merece.

Flynn Gillian. Garota exemplar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. 

1 Comentário:

Kemmy Oliveira 2 de maio de 2016 19:05  

Ah, eu não li :(
(você não é todo mundo - diz minha mãe) kkkk
Não só esse como todos os livros dela estão na minha lista de desejados! Juro que nunca vi uma resenha negativa das obras dela. Quero muuuuuuuuito! E no fim acho que ela sumiu porque quis kkk (a que tira conclusões precipitadas) :p

Beijos,
Kemmy - Duas Leitoras

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados