Em chamas - Suzanne Collins

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Em Chamas - Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times. Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.
Contém spoilers de Jogos Vorazes!

Katniss e Peeta voltaram vitoriosos da última edição dos Jogos Vorazes, mas o presidente da Capital não ficou nada satisfeito com a artimanha utilizada para que ambos saíssem vivos dos jogos, quando a regra principal era de que haveria apenas um vencedor. Como durante as entrevistas Peeta revelou uma paixão antiga por Katniss, a sociedade caiu de amores pelo casal jovem e apaixonado que se enfrentavam na arena e quando os organizadores mudaram as regras para apenas um vencedor, quando já haviam afirmado que excepcionalmente haveriam dois, Katniss usou as armas que possuía. E agora, para se livrar de uma retaliação por parte do governo ela deveria sustentar este teatro o quando puder, ela só não contava que a sua demonstração de ousadia iria despertar na população revoltada um espírito de rebelião, e o presidente Snow deixou claro que não acreditava nem um pouco na encenação de Katniss e Peeta. Katniss se desespera quando percebe que ela nunca mais teria paz, pois seria constantemente perseguida pela Capital, e a prova disso era que o presidente Snow estava programando o casamento de Peeta e Katniss, mas antes disso ele ainda armou uma nova emboscada: na edição especial de aniversário de setenta e cinco anos dos Jogos Vorazes, todos os participantes seriam os antigos vencedores e no distrito doze havia apenas três vencedores: Haymitch, Katniss e Peeta...
Sim, os vitoriosos são os nossos mais fortes. São os que sobreviveram à arena e escaparam das agruras da pobreza que estrangula o resto de nós. Eles, ou será que deveria dizer nos, somos a própria esperança encarnada onde não há nenhuma esperança. (Pág. 189/190)
Eu também me rendi à adrenalina viciante de Jogos Vorazes e confesso que quase desisti de terminar o livro com medo do que estaria por vir. Em uma vida difícil, onde a pobreza e a carência era presenças constantes, a restrição à liberdade, tudo muito revoltante, principalmente o abuso de poder dos governantes de Panem, que fazia uso da vida humana como se ela não valesse nada. Agora??? Correr pra ler o último!


Collins, Suzanne. Em chamas. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2011.


Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados