O reino secreto de Todd - Louise Galveston

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O reino secreto de Todd

O reino secreto de Todd - COMO FOI QUE ELE SE TORNOU UM DEUS POR ACIDENTE?
INGREDIENTE A: meias esportivas muito usadas
INGREDIENTE B: imundicie do GRANDE e Poderoso TODD (em pessoa)!
INSTRUÇÕES: deixar embaixo da cama por meses e meses. NÃO ARRUMAR O QUARTO
Mas atenção! Quando o valentão da escola, Max Loving, coloca em risco o futuro da minúscula civilização toddliana, Todd terá que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvar essa raça que ele mesmo criou sem querer. Perfeito para os fãs de livros de aventura que saem da mesmice, O REINO SECRETO DE TODD vai fazer você rir bem alto. Descubra o que acontece quando você deixa a roupa suja jogada no chão...

Todd é um garoto de 12 anos que está no 6º ano, sofre nas mãos dos valentões, que sonha em um dia ser um dos meninos mais legais da escola, com uma irmã bebê, quase um monstro destruidor de tudo o que tem na sua frente; e que
definitivamente NÃO ARRUMA O SEU QUARTO! Eis que um dia Todd está em seu quarto e vê sair faíscas de sua meia suada que está há meses jogada no chão de seu quarto. E pede ajuda para a sua vizinha super nerd, Lucy, e descobrem que existem pelo menos umas 50 pessoas minusculas vivendo na meia do garoto. Isso, Todd criou vida a partir do seu chulé e suor. E sim, foi assim que o menino se tornou um deus, o Grande Todd, como os toddlianos (seu povo) o chamam, o líder daquelas pessoinhas. O garoto está super assustado, por tanta responsabilidade, afinal, o seu caranguejo morrera a 2 dias e ele não tinha percebido, ou seja, ele não é a melhor pessoa para ter vidas em suas mãos.

Mas então, o valentão do sexto ano, Max, decide que quer fazer o projeto para feira de ciências com Todd, o que acaba com os planos do menino de fazer com o Duddy, seu melhor amigo. Assim, Max descobre sobre os toddlianos, e decide que eles serão o trabalho a serem apresentados e que lhe darão um 10 em ciências. A partir de então, Todd começa a ver que realizará o seu sonho de ser um dos meninos mais legais da escola, e não mais o que apanha dos fortões. Max e seus amigos começam a proteger Todd, e a chamar o garoto para andar com eles, assim, afastando-o dos fracassados, inclusive Duddy. Todd tem o seu povo tomado por Max, porque segundo ele, os toddlianos precisam ser treinados para a apresentação, e que ninguém mais pode saber sobre a existência deles. Bom, que mal tem né? Com isso Todd conseguiu proteção contra os outros valentões e ainda por cima, anda com um dos caras mais legais de sua série.

Mas, Todd consegue resgatar Lewis, um dos toddlianos mais devoto ao seu deus, e ele o conta que Max está fazendo com que o seu povo treine números circenses e coloquem os seus minúsculos e frágeis corpos, e suas vidas em risco. E, poxa, aquele cara estava afastando ele de seu melhor amigo. Será que andar com Max valeria a pena perder os toddlianos e o Duddy? Claro que não, mas para conseguir salvar a todos, Todd deverá vencer o seu medo de enfrentar valentões. Será que ele vai conseguir cumprir o seu papel de deus e salvar o seu povo do grande mal?


"Você percebe o que fez, Todd Butroche? Você criou vida com pura sujeira!"  pag. 39

Bom, o trabalho da editora foi muito bom, este livro é do selo #IRADO da Editora Novo Conceito, tem uma ilustração no final de cada capitulo, e encontrei erros mínimos de digitação durante a leitura. Mas o que eu mais gostei foi da capa, alem de ser dura (amo livros de capa dura), a ilustração ficou muito legal, realista e bem feita. 

A história desenvolvia pela autora é muito interessante, e os personagens foram muito bem construídos. Todd , Duddy e Max são aqueles típicos personagens de livros/filmes que se passam nas escolas norte americanas, que sempre iremos encontrar, mas que não nos cansa nunca. Tenho que confessar que senti raiva de Lucy, por ser tão intrometida e achar que por ser nerdzinha sabia sempre o que era melhor; raiva de Max por ser tão, tão, tão aqueles valentões que não deixam ninguém em paz, e perturba só para serem chatos e inconvenientes; mas principalmente, senti raiva de Todd, por ser tão passivo com as suas coisas e deixar que os outros tomem de conta delas. Mas enfim, tive que lembrar que são crianças de 12 anos, e no final achei que ficou tudo bem.

Um dos pontos que mais achei legal é que os toddlianos tinha a sua linguagem que Todd e Lucy não entendiam, (mas as criaturinhas aprendem as coisas em uma super velocidade e logo aprenderam a se comunicar normalmente) e ao longo da história, descobrimos que eles falam a língua dos bebês, e assim, Lewis começa a conversar com a irmã de Todd pois ele pode compreende-la. Sério, achei essa sacada muito boa.

O livro começa sendo narrado por Lewis, enquanto ele conta uma história para os seus netonhos, de quando Todd os descobriu; e assim os capítulos se intercalam por Todd, e três toddlianos: Lewis, Persefone, Herman. Estes três tem narrativas do ocorrido com Todd, e também intervenções durante a história que o vovô está contando.

Enfim, apesar do livro não ter me prendido da maneira que eu esperava, por não ter uma narrativa tão impactante, a leitura valeu a pena. Para quem gosta de aventuras leves, é bom para passar o tempo. Recomendo, porem, não é um dos livros que eu colocaria no topo da lista de leitura. Acho que garotos novos irão adorar, para os demais, está seria uma leitura light que nos faz descaçar para que depois leiamos algo mais marcante.


Galveston, Louise. O reino secreto de Todd. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.

sobre o autor

Eduarda GalvãoEduarda Galvão, 18 anos, Brasília. Cheia de esquisitices e manias. Apaixonada por livros e personagens. Louca por filmes e séries. Com mania de colecionar livros, canecas e amores..

1 Comentário:

Dan Igor 8 de julho de 2015 14:00  

Oi, tudo bem?
Adorei o blog, mesmo o conhecendo agora. Já estou o seguindo e curtindo as redes sociais ^^

OMG, pensei que esse livro fosse melhor :/ Mas vou ler, pois quero muito. Os livros do selo #IRADO são ótimos *_* Muito fofos.
Adorei a resenha :)

Abraços do Dan ♥

•bookdan.blogspot.com
•fb.com/leituradan
•twitter.com/leitura_dan

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados