Três dias para sempre - Janda Montenegro

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Três dias para sempre - Quanto tempo você precisa para saber que está apaixonado? Uma semana? Um mês? Um ano? Line e Teo só precisaram de três dias. E, em três dias, eles vivem uma paixão que, pela sua vontade, duraria para sempre. Line mora sozinha no Rio, ainda juntando os cacos depois que o seu noivo a abandonou no dia do casamento. Sem um emprego decente, sem um amigo sequer e sem coragem de voltar para a sua cidadezinha natal, ela vê os dias passarem enquanto aguarda algum sinal do destino sobre qual caminho seguir. No ônibus ela conhece o brasiliense Teo, que está na cidade a passeio, curtindo o verão mais escaldante dos últimos mil anos. Olhares trocados, mensagens de texto e uma vontade incontrolável de se ver mais uma vez... É assim que começam as paixões mais gostosas. Para Line, poderia ser apenas uma distração (maravilhosa) para as noites quentes de Copacabana, seja nos barzinhos junto com a galera ou na (quase) privacidade do apê onde Teo está hospedado. O problema é que um coração cansado de sofrer se preenche com a maior facilidade e Teo não pode ir embora sem saber que mudou a vida dela para sempre.
Eveline passou por uma grande decepção amorosa quando deixou sua cidade no interior da Bahia para se casar no Rio de Janeiro e foi abandonada no altar pelo noivo inescrupuloso. Desde então ela não conseguiu reunir coragem para voltar para sua cidade e foi ficando no Rio, trabalhando informalmente no hotel que havia se hospedado quando chegou. Ela ainda não tinha definido que rumo dar para sua vida, mas uma certeza ela tinha: voltar para sua cidade, não tão cedo. Seis meses ainda não haviam sido o suficiente para fazê-la esquecer da humilhação de ser dispensada por sms no altar. Enquanto isto ela ia levando a vida, mesmo que tivesse que estar as seis da manha do dia primeiro de janeiro no aeroporto esperando hóspedes que sequer conhecia. Até que na viagem de volta ao hotel ela acaba conhecendo dois rapazes de Brasília e inicia um bate-papo bacana, já que não foi possível ignorá-los e tirar um cochilo. Por um deles seu interesse foi maior: Teo. Logo de cara ela se sentiu atraída e percebeu também uma atenção a mais do rapaz. Line se interessa por Teo, mesmo reconhecendo que suas atitudes são um tanto peculiares: skatista de profissão e estudante de  filosofia, dá aulas de skate para crianças carentes, viajando sem dinheiro e se hospedando na casa dos outros ou às custas dos outros. Ela sabe que não se pode esperar muito de um relacionamento passageiro e sem futuro assim, mas está disposta a pagar pra ver, já que seu casamento que foi planejado nos mínimos detalhes também não havia dado certo.
Line sabia que chegaria a hora de se despedir dele, mas aquele momento não seria hoje. Ela iria se preparar claro, e, quem sabe, se os dois se gostassem o suficiente, eles não levariam esse relacionamento adiante, de alguma maneira. (Pág.108)
Eu queria demais ter gostado deste livro, mas a decepção foi imensa. Eu apostei um caminhão de expectativas no livro. Seja pela sinopse, pelo título, pela capa e até mesmo pela promessa de um final inesperado. E bota inesperado nisso. A história foi sim cativante, e apesar de que em alguns momentos Line ser bem repetitiva e insegura, eu torci por ela e por Teo, mas me decepcionei com o final, não era um final que eu escolheria e não curti. Por favor, quem leu me conte o que achou.

Montenegro, Janda. Três dias para sempre. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.


3 Comentários:

Milena Soares 9 de maio de 2015 13:08  

Eu estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei um pouco desanimada, mesmo assim ainda pretendo conferi essa história, que pena que você foi uma decepção.

Dani Kaulitz 10 de maio de 2015 19:05  

Oi! Não conhecia o livro e, após ler sobre o enredo, tinha ficado curiosa justamente por causa do final inesperado...pena este não ter agradado! Mas não sei se leria, o fato de ter momentos repetitivos também me desanima...
Gostei da resenha! :)

Hellennita f.s 28 de maio de 2015 23:55  

faz tempo que quero ler ese livro
ele parece ser muito fofo
interessante a historia Eveline
ja esta na minha lista :D

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados