O poder da espada - Joe Abercrombie

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O Poder da Espada - Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte. Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

Quatro personagens que nem de longe inspiram o heroísmo, mas que serão unidos para enfrentar uma batalha. Logen é um guerreiro nórdico que enfrentou muitas batalhas e muitas perdas. Conhecido como Nove dedos ou Nove sangrento, conhecido por não deixar escapar nenhum inimigo. Sand dan Glokta já viveu seus momentos áureos de glórias. Foi o melhor soldado, homem mais forte, esgrimista mais perfeito, mas após ser capturado em uma das guerras, sofreu grandes atrocidades. Torturado por dois anos, pouco sobrou de seu esqueleto, tornando-se um homem amargo e doentio. Honesto, mas seu maior prazer era ver o sofrimento no rosto de outra pessoa. Por causa das torturas que sofreu, dentre elas ter arrancado parte dos seus dentes, ele sofre terríveis dores e muitas limitações físicas, sendo necessário o auxílio de alguém para tarefas mais simples. Jezal dan Luthar é um almofadinha, filho de nobres que lhe comprou um cargo no exército. Narcisista, arrogante e medroso, ele treina diariamente para enfrentar os jogos esportivos, buscando a glória, mas principalmente agradar seu pai, pois na verdade ele não se interessa coisa nenhuma, por nada. Somente em ser o melhor, mas sem grandes esforços, e Bayaz. Um lendário Mago, que foi o primeiro grande Mago. Tudo começa quando Glokta começa a investigar uma reles denúncia de sonegação de impostos, mas os acontecimentos tomam rumos inesperados. Principalmente por que Bethod, que se autonomeou rei de um país vizinho, está determinado a invadir e dominar. Uma guerra se aproxima da União, muitos interesses obscuros estão sendo ameaçados. Quem seria na verdade o verdadeiro inimigo?
-Isso lhe dá medo? – perguntou Bayaz.
- Tudo me dá medo e é bom que seja assim. O medo é amigo dos que são caçados, ele me manteve vivo por todo esse tempo. Os mortos não tem medo, mas não tenho intenção de me juntar a eles. (Pág. 178)
Comecei a ler o livro sem saber muito que esperar. O que aconteceu de inicio foi que a leitura foi muito arrastada. Mais do que eu esperava. Mas isso se dá porque, o livro é abundante em detalhes. Ele pega cada personagem e destrincha seu passado, suas características e sua personalidade. Chocou-me o nível de crueldade, pois as cenas de torturas são cruéis e intensas de uma forma muito realista.  A leitura é lenta mesmo, mas vale a pena e me surpreendi ao final, já querer o próximo livro para descobrir o rumo desta aventura.

  • O poder da espada
  • Antes da forca
  • O duelo dos reis
Abercrombie, Joe. O poder da espada. São Paulo, Arqueiro: 2013.



Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados