A mais pura verdade - Dan Gemeinhart

terça-feira, 7 de abril de 2015

A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Mark tomou uma decisão na sua jovem vida e está determinado a cumprir seus objetivos a qualquer preço. Mesmo que para isso ele faça sofrer seus pais e seus amigos. Decidido, ele sai de casa com algumas provisões e seu amigo mais do que fiel, seu cão Beau. Sua primeira etapa é vencer suas dores, as náuseas, os inconvenientes de sentir fome e não conseguir comer, as famigeradas dores de cabeça... Ele só deseja realizar um sonho. O sonho que prometeu ao seu avô, de escalar o Monte Rainier. E é lá que ele deseja estar agora, mais do que tudo. Somente ele e Beau. Mas a jornada não está sendo fácil. Para isto ele conta em despistar aqueles que o procuram, ignorando o desespero e a dor de seus pais, assim como a preocupação por sua saúde. Mark se entregará ao seu sonho, driblando as dores e os temores, ficando a saudade dos pais e de sua melhor amiga Jessie, mas as lembranças de todas as fases de sua vida em que precisou abrir mão de alguma coisa em função da sua doença invadem sua mente, fortalecendo sua determinação. Para Mark não há outro caminho a seguir, a não ser se entregar ao seu destino realizando um sonho: no alto do Monte Rainier.
Eu queria morrer ali, na calçada de uma cidade para o qual eu não dava a mínima. Toda a minha vontade de lutar estava perdida. (Pág.47)
Falar de um livro pequeno e tão intenso, mas sem spoiler não é fácil. Mark é um garoto surpreendente que tomou uma decisão muito difícil e complicada. Vitima de uma doença muito triste desde novinho, sua vida praticamente foi entrando e saindo de hospitais. Com esta rotina, não foi possível estabelecer muitas amizades, apenas de Jessie e de seu cachorro Beau,  para ele são amizades verdadeiras para toda a vida. Mas chega um momento em que ele se cansa e resolve mudar o destino, mesmo que de forma nada convencional. Só mesmo quem está passando por este sofrimento para explicar, e não é possível nos colocarmos em seu lugar ou mesmo julgar. Emocionante e corajoso.

Gemeinhart, Dan. A mais pura verdade. Ribeirão Preto, SP: Novo conceito Editora, 2015.

1 Comentário:

thaila oliveira 7 de abril de 2015 08:04  

Sam e Beau me conquistaram! é tão bacana a editora ter trazido este livro, é de encantar e emocionar!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados