O Grande Ivan - Katherine Applegate

sexta-feira, 6 de março de 2015


Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?
Ivan é um gorila das costas cinza-prateadas e que pesa 180 quilos. E deveria ser um grande líder de um grupo de gorilas, - e seria, se não tivesse sido tirado do seu habitat natural pelos humanos. Desde então Ivan vive com Mack, inicialmente morava junto com ele mas quando cresceu demais para a vida humana, seu dono o colocou em um domínio no shopping onde se tem outros animais que recebem visitas diariamente de crianças curiosas e nem sempre tão amigáveis.

O gorila tem seus melhores amigos ao seu lado, Stella, uma elefanta muito inteligente e que é ótima em contar histórias. E Bob, um vira-lata que nem sequer poderia entrar no shopping, mas que está sempre lá e todas as noites usa o barrigão espaçoso de Ivan como cama. E também tem Júlia, uma garotinha que os visita todas as noites já que o seu pai cuida da limpeza do local. Apesar da ilustração da entrada do shopping conter uma imagem de um animal selvagem, desgrenhado e nervoso, Ivan está muito longe de ser assim; tem uma paciência enorme e tenta sempre compreender os humanos e suas manias estranhas e hábitos desnecessários.

Após um tempo o show daqueles animais já não recebem mais tantas visitas, e já não rende tanto dinheiro como deveria. Então Mack compra uma filhote de elefante, Ruby, afinal, todo mundo gosta de filhotinhos, e ela atrairia muitos visitantes gastadores de dinheiro. Stella logo se apega à sua miniatura, e acalma a criancinha assustada; mas uma infecção antiga em sua perna volta e ela não resiste, mas antes de morrer faz com que Ivan prometa que não deixará a pequena Ruby passar o resto de sua vida naquele lugar solitário onde eles não eram bem cuidados.

E aí começa a missão do Grande Ivan, que agora tem alguém para proteger como todo líder deve fazer. Seu plano é fazer com que Ruby seja levada para o zoológico da cidade, afinal, lá os animais convivem com outros de sua especie, são bem tratados, e não são obrigados à aprenderem truques para apresentar todos os dias. Mas afinal, como ele fará isso já que não tem como se comunicar com os humanos?
Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos.
Eles falam demais. Tagarelam como chimpanzés, enchendo o mundo com seus barulhos mesmo quando não têm nada a dizer.
 Bom, eu estou completamente apaixonada nessa história, no ponto de vista que a autora propôs e tudo. A historia de Ivan é real, porem os outros personagens foram inventados. Ivan foi um gorila que passou 27 anos em um shopping em um circo de um shopping em Atlanta, e sem ver nenhum outro animal de sua especie, E como a autora escreveu "...eu quis dar a Ivan uma voz e uma história a ser contada. Eu quis dar a ele alguém para proteger e a oportunidade de ser o poderoso gorila das costas cinza-prateadas que ele nasceu para ser".

É como diz na sinopse do livro, não importa a sua idade, você deveria lê-lo. Mesmo sendo uma história infantil ele nos passa uma mensagem que deve ser repensada por todos nós: até onde vão os limites de usar uma vida para nossa satisfação e diversão? A mensagem passada é simplesmente linda, e escrita de uma forma que dá para todos entenderem e se perguntar se vale mesmo sacrificar coisas para alcançar alguns objetivos, como o dinheiro, que é o caso de Mack.

Os personagens são simpáticos, e a história é contada em primeira pessoa por Ivan, com uma visão inocente e sempre atento ao que está acontecendo com os outros personagens. Os cenários e as cenas são bem descritos. E a linguagem é bem simples, com poucas frases por paginas, de leitura rápida, como todos os livros infantis.

Eu simplesmente amei o livro ser de capa dura, (sou apaixonada em livros de capa dura), as ilustrações são super fofas. E não encontrei nenhum erro de digitação durante a leitura, E gostei mais ainda de saber que quase todos os livros do selo #irado tem esse mesmo estilo. Enfim, recomendo muiiito a leitura deste livro, se você for adulto, adolescente, criança, se você tem criança pequena leia para ela; enfim, só leia porque a história é maravilhosa e ótima para acabar com aquela ressaca literária que livros mais elaborados nos deixam.


ApplegateKatherine O Grande Ivan. Ribeirão Preto, SP: Novo conceito Editora, 2014. 


sobre o autor

Eduarda GalvãoEduarda Galvão, 18 anos, Brasília. Cheia de esquisitices e manias. Apaixonada por livros e personagens. Louca por filmes e séries. Com mania de colecionar livros, canecas e amores..

Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados