Jogos Vorazes - Suzanne Collins

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Katniss vive com sua mãe e sua irmã Prim, no distrito 12, também conhecido como Costura. O distrito 12 é um dos distritos existentes em Panem, já que o 13° distrito foi dizimado. É também considerado o distrito mais miserável de todos, localizado na área mais longínqua do país. Desde que seu pai morreu em uma explosão em uma mina de carvão, Katniss assumiu a subsistência da família, já que nos primeiros anos elas passaram fome, ela passou a caçar na floresta, mesmo sendo uma atividade ilegal. Após os seis primeiros meses de caça solitária, ela conhece Gale, que acabou se tornando melhor amigo e companheiro. Os dois estão sempre juntos embrenhados na floresta e depois praticando escambo com os produtos das caçadas. Só assim para não morrerem de fome, já que a comida no distrito 12 é escassa. Outra forma de não morrer de fome, mas ainda insuficiente para mata-la era se inscrever o máximo possível para os Jogos Vorazes, uma espécie de olimpíada mortal, onde eram sorteados 24 adolescentes de doze a dezoito anos, para travarem uma luta pela vida. Os Jogos Vorazes foram impostos pelos governantes, como punição pelo levante dos distritos contra a Capital e lembrança de que jamais deveria acontecer novamente, e apesar da regra prever que poderia haver voluntários, nenhum deles gostaria de se arriscar, ficando sujeitos ao sorteio. Pelo menos até esta edição. Katniss jamais poderia imaginar que sua irmã de doze anos, com o seu nome depositado na urna uma única vez, teria seu nome sorteado no seu primeiro ano de participação nos Jogos Vorazes. E antes que o nome de Prim fosse confirmado como participante, Katniss se oferece para lutar no lugar de sua irmã caçula, surpreendendo mais ainda a todos que acompanhavam a Colheita. Ela não permitiria que sua única irmã morresse, já que a principal regra dos jogos era que só haveria um vencedor e um único sobrevivente. E seu companheiro nesta caçada humana é Peeta Mellark, o único garoto que Katniss sempre acreditou dever a sua vida, pois foi a única pessoa capaz de lhe estender a mão em um gesto simples, quando ela acreditou que tudo já estava perdido, e agora, para sobreviver, ela teria que matar.
O choque do momento está registrado em seu rosto, você consegue ver a luta que ele está empreendendo para se manter desprovido de emoções, mas seus olhos azuis demonstram o medo que já testemunhei tantas vezes nas presas que caço. (Pág.33)
Já estava passando da hora de eu tomar coragem e começar a ler esta trilogia. Eu acompanhei minhas colegas do clube das Chocólatras se descabelarem por cada livro e agora por cada filme, e eu só respondia: qualquer hora eu leio. Até que resolvi coloca-lo na lista de outubro e a Dona Evelyn o escolheu para mim. Realmente o livro é eletrizante, com tudo o que um coração forte tem direito. Mesmo com tantas cenas dramáticas, uma pitada de humor. É impossível me imaginar em situação semelhante, coitada de mim. Ia ser a primeira a ser abatida, de tão medrosa que sou. Mas Katniss não. Katniss já tem dentro de si um instinto de sobrevivência enraizado. Ela é forte, determinada e não baixa a cabeça para ninguém que queira ser superior, apesar de algumas vezes não ser tão confiante em sua capacidade. Agora eu vou ter que ver o filme urgente e principalmente arrumar tempo para ler os demais livros. Se você está em dúvida, não fique. Leia logo e desencana.

Collins, Suzanne. Jogos Vorazes. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.


Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados