Boneca de Ossos - Holly Black

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Poppy, Zach e Alice são três crianças que já passaram por sua cota de sofrimento, cada um enfrentando seus desafios pessoais. O grande alívio era se reunirem para se entregarem à fantasia. Poppy vive com os pais desligados e seus irmãos delinquentes, Zach vive com a mãe e com o pai, desde que ele retornou para sua casa após abandonar a família, e Alice vive com a avó controladora desde que perdeu os pais. As brincadeiras sempre eram permeadas de grandes aventuras com piratas e sereias, tornando as brincadeiras cada vez mais emocionantes. Na casa de Poppy, em uma estante de vidro trancada, ficava “A rainha”, uma boneca muito estranha e que dava arrepios em quem a observava, mas que era proibida a todos, pois a mãe de Poppy acredita se tratar de uma relíquia e que poderia faturar uma boa grana. Zach adorava as aventuras na companhia das amigas, assim como gostava do basquete, e ficaria extremamente envergonhado se seus amigos descobrissem que ainda brincava de bonecos com duas meninas, por isso ele escondia de todos as suas aventuras. Um dia, retornando da escola ele descobre que seu pai havia jogado fora todos os seus amigos de aventuras, não restando mais nenhum. Extremamente chateado, ele não tem coragem de contar às amigas o que de fato aconteceu aos brinquedos, por se sentir envergonhado e acaba dando por encerrado a brincadeira alegando não ter mais vontade de brincar. Chateadas, as meninas ficam sem entender, até que Poppy revela um segredo da boneca que eles nomearam de A Rainha. Ela é uma boneca feita dos ossos de uma menina que foi morta misteriosamente e que para descansar em paz precisaria ser enterrada em seu túmulo que se encontrava vazio. Determinados, eles partem em sua própria aventura, onde passarão por grandes desafios acompanhados por uma boneca que parecia encará-los e com misteriosos acontecimentos a acompanha-los.
Por um momento, Zach não soube o que estava vendo. O saco parecia cheio de algo que lembrava um pouco areia escura com pedaços de conchas. Então ele percebeu que a bolsa estava cheia de cinzas, e o que ele pensou serem conchas eram na verdade pedaços afiados e brancos de ossos. (Pág.64)
Desde o início eu fiquei curiosa pelo título e pela proposta da história. O selo #irado da Novo Conceito veio com uma proposta nova voltada ao público juvenil mas nada impede que os adultos também curtam a temática. A história é realmente bem juvenil, com narrativa simples e fluída. São três amigos com seus problemas dentro de casa e que usam as brincadeiras como fuga, o que não deixa de ser saudável. Eles têm senso de justiça e lealdade bem evidentes o que torna a amizade mais doce, mesmo quando há brigas. Tudo a ver com o público juvenil que com certeza irá curtir muito.

Black, Holly. Boneca de ossos. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014.

2 Comentários:

Greice Blogando Livros 3 de outubro de 2014 11:31  

Ai, eu amei este livro Márcia! Teve momentos que fiquei com medo. Por mais que seja juvenil e infanto, foi a melhor jogada para a Irado. Fez muito sucesso pela temática do livro e é pela simplicidade que me conquistou.

Beijos

Greice Negrini

Blogando Livros
www.amigasemulheres.com

Fabrica dos Convites 6 de outubro de 2014 17:51  

Eu gostei deste livro, e até disse para meus filhos lerem, mas nenhum dos dois quis ainda. Achei muito bonita a amizade das crianças, e não achei assustador.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados