A redenção de Gabriel - Sylvain Reynard

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Depois do escândalo em que se viram envolvidos em Toronto, Gabriel e Julia se casaram e se mudaram para Massachusetts, onde ele dá aula na Universidade de Boston e Julia faz doutorado em Havard. Agora ela precisa provar que não vive à sombra do marido famoso. Mas parece que Gabriel não está pronto para ver a esposa caminhar com as próprias pernas. Além disso, as coisas entre eles não vão muito bem. Isso porque Gabriel está ansioso para ter um filho, mas Julia quer concluir o doutorado primeiro. Para ver realizado seu sonho de formar uma família, Gabriel terá que enfrentar fantasmas do passado. Será ela capaz de fazer isso? E será que a generosidade de Julia resistirá à ameaça de ver arruinada a carreira que ela tanto se esforçou para construir?



Depois de um casamento de sonhos, Julia e Gabriel vivem umas vidas tranquilas em Massachusetts. O único aborrecimento que os transtorna é a tese que Julia tem que defender para seu doutorado e a apresentação da conferência em que foi convidada para palestrar em Oxford. Para Julia, esta era a oportunidade de provar sua capacidade como especialista em Dante e longe da sombra de Gabriel. Ela queria mais do que nunca provar seu próprio mérito. Muitas coisas acontecem nesta conferência, a começar pela perseguição de Christa, que insiste em perturbar a paz do casal, além Julia apresentar uma linha de pesquisa divergente à de Gabriel, detonando assim uma crise entre eles. A vida do casal começa a tomar rumos inesperados, difíceis de conciliar. Gabriel insiste em ter um filho enquanto que para Julia não é o momento ideal em virtude de seus estudos. De alguma forma, as coisas começam a sair do roteiro perfeitamente traçado, levando Gabriel a mergulhar em um turbilhão de fantasmas, levando-o a perturbações inesperadas, e a Julia a insegurança perigoso que ambos podem não suportar.
Sem saber o que havia de errado, Julia não sabia como ajudar Gabriel. Ou consolá-lo. Tinha a sensação de que uma nuvem negra pairava sobre eles, apesar das tentativas calculadas de Gabriel de se comportar como se não houvesse problema algum. Mas ela sabia que havia. E a teimosia dele em não compartilhar seu fardo a magoava. (Pág.185) 

 Enfim, o fim da trilogia. Confesso que me decepcionei um pouco com o desenlace da trama. Eu que contrariando vários blogueiros, tinha gostado tanto dos dois primeiros livros, achei este último muito drama família-que-não-sabe-onde-vai. Gabriel se preocupa com Julia por todos os motivos, mesmos os mais bobos: não nadar sozinha na piscina da casa. Quer coisa mais banal? E também por um motivo bobo, se afunda em uma onda de fantasma do passado, quero resolver, preciso de explicações. A Série podia mesmo ter acabado no segundo livro, ou então ter uma abordagem mais madura. Achei todos os dramas insignificantes para justificar todo o alvoroço. Como todos os livros, o que me desagradou pode ser um ápice  para outro leitor, por isso, se você leu os anteriores, não desista e me conte o que achou.

Reynard, Sylvain. A redenção de Gabriel: São Paulo. Arqueiro, 2014


Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados