Colin Fischer - Ashley Edward Miller e Zack Stentz

sexta-feira, 8 de agosto de 2014


 Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…
Colin Fischer é um garoto de 14 anos, que acabou de entrar no colegial, depende de cartões que ilustram expressões faciais para entender os sentimentos das pessoas que o cercam e que tem muito à enfrentar. Por ser um garoto muito pequeno (em comparação aos seus colegas da escola), Colin é um alvo fácil para os valentões, principalmente para Wayne Connelly, que já vem atormentando o garoto desde a pré-escola. Apesar de Colin ter a Síndrome de Asperger (o 'famoso' autismo), isso não o impede de fazer coisas que as outras crianças fazem, desde que ele não seja tocado.

No dia do aniversário de Melissa, - uma das únicas pessoas que tratam Colin com normalidade, e tem paciência com a sua personalidade (e no fundo, uma paixãozinha de Colin); suas amigas trouxeram um bolo de chocolate branco, coberto com glacê branco e decorado com rosas de glacê cor-de-rosa para comemorar, mas, um incidente acaba com a festa: uma briga seguida de um tiro disparado de uma pistola. Wayne é acusado de levar a arma para o colégio, afinal, ele é o aluno mais propenso à este tipo de comportamento; mas Colin, o único aluno que não se assustou e fugiu após o disparo, com a sua curiosidade pode perceber a prova que poderia inocentar Wayne: a arma estava suja de glacê, mas o suspeito estava comendo de forma ordeira, impossível de ter se sujado com o bolo.

Diante desta acusação injusta, Colin, como um verdadeiro fã de mistérios, se dispõe a resolver este (mesmo que todos peçam para que ele não o faça). Para o espanto de todos, inclusive Wayne, Colin vai atrás de todos os recursos para inocentar o garoto que bate nele desde quando se conheceram. Mas Colin tem muito para desvendar até chegar na resposta desse problema...
Sherlock Holmes não era apenas um detetive - ele foi o primeiro super-herói do mundo.
Bom, quase nunca começo falando sobre o trabalho da editora, mas dessa vez farei: que capa linda e diferente, sério, me digam se essa capa não chama atenção logo de cara!? A capa ficou linda, a tradução ficou ótima, não lembro de ter encontrado nenhum erro. As capas de outros países também são lindas, e todas com mais ou menos a mesma ideia. A sinopse também me chamou atenção, um mistério sem apelação.

Colin e Wayne conseguiram ganhar o meu coração, cada um da sua maneira. Colin com o seu jeito curto e direto, lógico e racional, e a sua inocência para compreender a ironia e sarcasmo; o 'jeito meio sem jeito' dele fez com que eu virasse fã. E Wayne, mesmo com seu jeito arrogante e sua mania de resolver todos os problemas na base da porrada. Mas a diretora do colégio em que eles estudam, pelo amor, volta pra faculdade e reveja os conceitos de como se trata um aluno (acho que esse foi o meu lado "pedagoga" gritando a cada vez que a diretora aparecia), sério gente, ela realmente me irritou; me irritou até mais do que os outros valentões que tormentavam Colin.

Mas tirando essas irritações que senti com alguns personagens, a história é maravilhosa. Com um enredo que flui de uma forma agradável, e que mesmo com poucas paginas, tem uma história cheia de detalhes. Um livro sem apelações, e me arrisco a dizer que, de certa forma, é até inocente (se formos considerar o fato de que temos a história pela visão de Colin e que ele não vê maldade ou malicia nas coisas). Enfim, super recomendo para quem gosta de mistérios e está uma leitura light e leve.

Miller, Ashley Edward; Stentz, Zack. Colin Fisher. Ribeirão Preto, São Paulo. Novo Conceito Editora, 2014.

sobre o autor
Eduarda GalvãoEduarda Galvão, 18 anos, Brasília. Cheia de esquisitices e manias. Apaixonada por livros e personagens. Louca por filmes e séries. Com mania de colecionar livros, canecas e amores..

Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados