A garota que eu quero - Markus Zusak

sexta-feira, 18 de abril de 2014

 O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo.
“Mesmo quando se apoiou no portão com as duas mãos e sua voz vacilou, Octavia estava linda, e não digo isso em um sentido sexual. Quero dizer apenas que eu gostava dela. Tinha pena dela e lamentava pelo que Rube estava fazendo com ela. Seus olhos me sorriam, apenas por um instante. Um dos sorrisos magoados que a pessoa nos dá para nos dizer que está bem, apesar de estar longe disso.” (Pág. 52)
Cameron é o caçula de três irmãos da família Wolfe. Seu irmão mais velho é Steve, um jogador futebol americano e já possui uma carreira de destaque, já conquistou sua independência,  e não mora mais com os pais, restando somente Rube e Cam. Rube é o irmão que todas as garotas caem aos pés e ele tem plena consciência de seu poder de atração e abusa neste sentido, trocando de namoradas como troca de roupas. Cam fica de longe observando o comportamento leviano do irmão, mas nunca interferiu mesmo não concordando com esta atitude. A natureza de Cam é bem outra, mesmo que nunca tenha namorado alguém. Mas para ele, uma menina merece ser tratada com muito carinho. Ele tem um estranho hábito de se postar diante da casa de uma garota e devanear, mesmo que ela nunca nem tenha olhado em sua direção.
O destino de Cameron muda quando ele conhece Octavia, a última namorada de Rube. De todas é a que ele acha mais legal, pois de todas as que já tinham passado por ali, ela foi a única que reconheceu sua existência sem trata-lo como um estorvo inconveniente. E ele se condoía de saber que mesmo ela sendo legal, ela seria mais uma vítima de Rube. Mesmo amando o irmão e sendo parceiros, já que sempre estavam juntos para ajudar o pai aos sábados no trabalho, para jogar futebol e até mesmo passear com o horroroso cachorro do vizinho, ele e o irmão estavam a anos luz no quesito mulheres, e ele definitivamente gostava de Octavia.

Desde que eu li “A menina que roubava livros”, me senti na obrigação de ler tudo do Markus Zusak. E de alguma forma eu me senti muito atraída pelo título “A garota que eu quero”. Belos títulos assim como as capas me atraem, e muitas vezes acabo escolhendo o livro somente por estes quesitos. Até que coloquei este livro na lista de desejados do skoob e o ganhei de aniversário da Renata Ávila. No inicio do livro achei um pouco chatinho, mas aos poucos eu fui sendo envolvida pela poesia da história. Entre um capítulo e outro tem um poema de Cameron, onde ele retrata seus sentimentos e aflições típicos da adolescência. Aos poucos vamos acompanhando o amadurecimento do personagem e de seu reconhecimento por sensibilidade e coragem. Markus mantém a poesia de seus personagens cativantes e emocionantes.
 Depois que já estava no meio do livro é que fiquei sabendo que se trata de um terceiro livro de uma série que fala de cada irmão, mas não houve interferência da leitura. Os outros dois livros são:
  • O azarão
  • Bom de briga
  • A garota que eu quero 
Zusak, Markus. A garota que eu quero. Rio de Janeiro, Intríseca; 2013.

1 Comentário:

Alline de Melo 24 de abril de 2014 21:44  

Pobre Cam, ficou em um dilema de escolher entra a amizade e o amor...

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados