Segredos e Mentiras - Diane Chamberlain

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida. Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões. Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?
Noelle, Tara e Emy são amigas desde o período acadêmico. Noelle, alguns anos mais velha, foi monitora das duas novatas na universidade, e logo viraram amigas inseparáveis. Das três, Noelle foi a única que não se casou, apesar de já ter sido noiva de Ian e ter desmanchado o casamento praticamente às vésperas de acontecer. Tanto Tara quanto Emy tem duas filhas da mesma idade, nascidas quase ao mesmo dia. Quando Tara teve sua filha, foi Noelle quem fez o parto. As três eram amigas, companheiras e confidentes, sempre unidas. Até que inesperadamente Noelle tira a própria vida, deixando Emy e Tara surpresas. Elas jamais imaginavam que a amiga, que defendia tantos projetos sociais, tão presente nas vidas das filhas de ambas, aconselhando e apoiando, tivesse problemas pessoais desconhecidos para elas, e que pudesse empurrá-la para um ato tão trágico. Profundamente abaladas, elas recebem o testamente de Noelle com alguma surpresa, e começam a cuidar dos detalhes do funeral conforme seu desejo. Aos poucos elas vão começando a fazer descobertas inimagináveis sobre Noelle. Segredos que contam uma história diferente sobre a vida da Noelle que elas conheciam, a ponto de questionarem ser a mesma pessoa. Dentre estes uma carta endereçada a uma certa Anna, revelando um acontecimento trágico. A partir desta revelação e de outras situações descobertas, elas vão ligando os acontecimentos a esta fatalidade, e que vai despertando a curiosidade para descobrirem quem foi a pessoa por quem Noelle se comprometeu tanto, a ponto de não suportar mais carregar este segredo.
O peso do segredo se fez sentir de repente, e ela deixou a mão cair sobre o colo como uma pedra. Ao acordar de amanhã, nem sequer desconfiara que este seria o dia em que ela não suportaria mais carregar aquele peso. (Pág.6)
Quando eu li a sinopse deste livro eu fiquei muito curiosa e não me decepcionei. A história é narrada em primeira pessoa, mas cada capítulo é sob a visão de uma personagem e assim podemos acompanhar os sentimentos de cada uma, conhecendo seus pensamentos e impressões sobre Noelle. E Noelle é querida por todos, não só querida mas muito amada. Uma pessoa que elas conheceram como politicamente correta, mas que aos poucos elas vão conhecendo novamente sob uma ótica nova e surpreendente. Os capítulos também são mesclados com passagens de tempo diferentes entre passado e presente, o que tornaram a leitura dinâmica. É impossível não sentir as emoções de cada uma, e de pensar: e se fosse eu, o que faria? Uma bela história, que surpreende do início ao fim e que vale a pena conhecer.

Chamberlain, Diane. Segredos e mentiras. São Paulo: Arqueiro, 2014

Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados