De volta para casa - Karen White

sexta-feira, 21 de março de 2014

Cassie Madison fugiu de Walton, Geórgia, para Nova York quando soube que sua irmã, Harriet, e seu amor, Joe, tinham-na traído e iam se casar. Ao chegar em Manhattan, sua ideia era se reinventar, mergulhar de cabeça na carreira e até mesmo perder o sotaque provinciano. Tudo para apagar seu passado marcado pela traição e por uma família que não lhe tratara com o devido cuidado. Mas, numa noite, um único telefonema de sua irmã trouxe de volta tudo que ela pretendia esquecer. Com o pai muito doente, ela foi obrigada a fazer a viagem de volta e, enquanto arrumava as malas, seus maiores medos eram que o pai morresse sem que ela pudesse estar com ele e... encontrar a família feliz que Harriet e Joe tinham construído. Já em Walton, Cassie percebe que enfrentará uma imensa batalha particular, porque, afinal, ela não consegue deixar de amar seus sobrinhos — e nem deixar de se sentir em casa, naquela cidadezinha de sua infância. Enquanto se divide entre o rancor e a esperança, velhas e queridas lembranças e uma mágoa insustentável, o destino arrumaria uma forma de aproximá-la do que realmente importa: o verdadeiro amor.
Quinze anos após ter deixado sua casa em Walton, Geórgia, Cassandra é obrigada a voltar e reviver lembranças que fizera de tudo para esquecer. Quinze anos foi muito tempo, mas não o suficiente. Agora de volta, ela vive os conflitos de sentimentos, pois o amor que sente por sua família é imenso, mas ela não sabe mais como administrá-lo. A vida que leva agora em Nova Iorque é tudo o que ela sonhou e lutou para conseguir: uma carreira de sucesso, um noivo, elegância e status. Ela agora é uma mulher totalmente diferente da que fugiu aos vinte anos de idade, com muitas mágoas e ressentimentos pela traição sofrida. Nestes quinze anos sempre foi mais seguro manter-se longe. Sempre que queria encontrar com o pai, eles se encontravam em outra cidade, tudo para manter a neutralidade. Mas ela nunca mais se encontrou com sua irmã e não sabia como seria reencontrá-la. Quando sua irmã Harriet liga avisando que o pai está muito mal e a chama, ela não pensa duas vezes, mas sua intenção é ir e voltar rápido, acreditando que logo o pai estará bem e ela retornaria ao seu mundo atual. Para sua infelicidade, as coisas acontecem de forma muito diferente do esperado. Assim que chega ela tem que reaprender a aceitar o assédio dos vizinhos e demais moradores da cidade, sempre com comentários cobrando seu retorno, cobrando sua presença. Ela não pretende que ninguém influencie sua decisão de continuar sua vida em Nova Iorque, e não será fácil manter-se firme. Longe dos olhos, longe do coração. Agora que ela conheceu seus sobrinhos e percebeu que nunca deixou de amar sua irmã, ela pretende ser mais presente, mas nunca deixar sua nova vida para trás. Com a partida de seu pai, seus objetivos de voltar rápido são adiados, pois precisa organizar as lembranças deixadas por ele e conseguir vender a casa. Durante este processo ela acaba encontrando umas cartas endereçadas ao seu pai com um grande segredo que lhe dá uma dimensão diferente do amor do pai.  Aos poucos ela percebe uma nuance diferente entre comportamento dos moradores de Walton e de Nova Iorque. Ela se sensibiliza pela solidariedade latente, mas ainda assim ela não quer abrir mão de suas conquistas.  Nem mesmo pelo charmoso Dr. Parker . só que é chegado o momento de uma grande prova e que ela deverá escolher.
Eu não imaginava que este livro seria uma história tão doce. Consegui entender sua dor e me divertir com as tiradas da Cassie. Ela tem que encarar uma cidade inteira com aquela expressão de compaixão que ela não suportava, mas ao mesmo tempo tinha que saber lidar com seus próprios sentimentos. Uma bela história que nos leva a pensar em nossos valores.

White, Karen. De volta para casa. Ribeirão Preto, São Paulo. Novo Conceito Editora, 2013.

Comentários:

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados