@mor - Daniel Glattauer

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade.
 O destino mais ou menos, uniu Emmi e Leo, através de um e-mail equivocado. Quando Emmi tentou cancelar uma assinatura de revista, ela acaba enviando o e-mail para Leo, um sóbrio consultor de comunicação e professor universitário assistente de psicologia da linguagem, que resolve responder. Através desta iniciativa, se inicia uma constante troca de e-mails onde acabam falando de si, de seus relacionamentos, de suas dores...
Sem que percebam eles estão dependentes deste contato virtual. Eles não conseguem ficar um dia sequer sem que enviem um e-mail para o outro. Neste vai e vem, especulam a possibilidade de um encontro. Mas se houver um encontro, como fica a amizade virtual?
Mas esta amizade vai ficando cada vez mais séria. Começam os assuntos mais intimistas. Ele quer saber de sua vida, ela quer saber da dele. E assim as confidências. Ela revela que é casada e tem dois enteados e que ama o marido em um relacionamento onde cada um respeita o espaço do outro. Ele por sua vez revela suas desilusões com uma ex-namorada, e é consolado por Emmi. Emmi então decide apresentar a ele uma amiga que ela considera perfeita para ele e depois acaba ficando com ciúme. E assim em um relacionamento platônico eles seguem com seus encontros virtuais, bebidas, flertes e desabafos é que chega o momento de uma grande decisão.
Re:Quer dizer que você pensa em mim com frequência? Que bom. Eu também penso em você com frequência, Leo. Talvez a gente realmente não devesse se encontrar. Boa noite! (Pág. 34)

Acho que o primeiro comentário que vi sobre o livro foi a Luciana do Clube das Chocólatras e ela se desmanchou. Depois foi da Hérida, e foi lá que ganhei o livro. No fim do ano, para cumprir minha meta de leitura do ano, saí pegando todos os livros que queria muito ler há muito tempo e que eram finos, e este foi junto. A leitura é realmente deliciosa e rápida, pois é todo na forma de bate papo por e-mail, e eu adorei este encontro inusitado. O final? Ah! Deu-me um desespero para comprar a continuação.... Você precisa ler pra entender.

Glattauer, Daniel. @mor. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

2 Comentários:

Andreza 14 de fevereiro de 2014 08:38  

Gostei muito da resenha. É um livro diferente dos quais eu já li.
Beijo.
Page Segredos de Moda

Blog Segredos de Moda

Aline Rodrigues 14 de fevereiro de 2014 12:07  

Adoro esse livro.... uma leitura realmente rápida, adorei saber sua opinião!
bjos

Relíquias
http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados