Extraordinário - R. J. Palacio

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014


 August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
 Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Em Extraordinário acompanhamos a história de Auggie, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética que causou uma deformidade na sua face. Seria uma criança como qualquer outra, que é de Star Wars, gosta de brincar, ler gibis e tudo mais; mas devido a sua síndrome, ele nunca frequentou uma escola e muito menos teve muitos amiguinhos para brincar, pois todos o olhavam com uma certa diferença, curiosidade e até mesmo horror!

Mas, os pais dele decidem coloca-lo na escola pela primeira vez, para fazer o quinto ano escolar. Assim conhecemos mais da personalidade de Auggie, e sua familia. Vemos as dificuldades enfrentadas por ele, o preconceito que ele enfrenta desde sempre, mas também as suas conquistas e vitórias. O livro mostra muito o lado de quem sofre bullying por causa de sua aparência. Mas será que Auggie conseguirá sobreviver a crueldade dos outros? Será que ele conseguirá viver como uma criança normal?
Acho que é como o Toque do Queijo, do livro Diário de um banana. As crianças tinham medo de encostar em um fatia de queijo mofado na quadra de basquete. Na minha escola, eu sou o queijo mofado.     pag 79
Gente, não sei como explicar o quanto adorei Extraordinário, sério. O livro é simplesmente maravilhoso. De leitura fácil e que flui bem, tão bem que eu li em apenas uma madrugada, comecei a lê-lo e quando percebi ele tinha acabado. Já tinha visto várias pessoas dizendo o quanto ele era bom, mas eu não imaginava que seria TÃO bom. Auggie realmente é uma criança extraordinária, e a historia dele me fez chorar muito enquanto eu lia, mas também me fez sorrir.

No livro temos a visão de vários personagens, dividido em partes, o que nos faz sentir todos os pontos da história. A unica coisa que me incomodou foi que em uma das partes, não foi usada nem uma vez letras maiúsculas, nem para nomes, nem para inicio de parágrafos nem nada; não sei se foi proposital ou não, mas me deu uma certa agonia. Mas, tirando isso, o trabalho da editora ficou ótimo, a capa é linda, e a arte de dentro também.

Enfim, eu realmente adorei o livro, e estou recomendando ele para Deus e o mundo. Ele é simplesmente apaixonante, e sem duvidas se tornou um dos meus queridinhos. Acho que todo mundo deveria ler esse livro ao menos uma vez na vida, sabe?! Alem de ser uma historia linda, ele nos mostra o quanto devemos ser gentis com os outros, e o quanto palavras machucam. Então, ele está mais que recomendado para todos os seres humanos do planeta, independente do seu gosto literário.


Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.      pag. 237

Palacio, R. J.. Extraordinário. Editora Intrínseca, 2013.

3 Comentários:

Greice Negrini 2 de janeiro de 2014 14:47  

Estou lendo este livro e estou adorando o estilo dele. É tão simples e ao mesmo tempo muito lindo!

Beijos

Greice

Blogando Livros

www.amigasemulheres.com

Monique . 5 de janeiro de 2014 17:48  

li este livro no começo do mes passado ( dezembro de 2013) um livro maravilhosamente maravilhoso e sua resenha também. como o nome do livro diz é extraordinario

Dryh Meira 5 de janeiro de 2014 20:49  

Oiee ^^
Esse foi, sem dúvida, um dos melhores livros que eu já li. É uma história muuito linda ♥
MilkMilks
DM
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados