A garota do outro lado da rua - Lycia Barros

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?
Enzo faz parte do time de garotos inteligentes da sua escola, também conhecidos como NERD´s. Filho único e criado pelo pai, já que sua mãe faleceu há alguns anos, ele é apaixonado pela sua vizinha Rafaela que mora do outro lado da rua, mas nunca teve coragem de se aproximar. Na escola eles vivem em grupinhos distintos: ele na turma dos que se destacam nas notas, sempre acompanhado por seu amigo Leandro e acompanhado de perto por Alana, e ela no grupinho de patricinhas e badboys, namorando o marombado e esnobe Mateus. Até que um dia, durante uma excursão da escola, o grupo é atacado por bandidos e Enzo e Rafaela acabam se separando do grupo. Perdidos na mata, eles irão passar por uma convivência forçada que fatalmente irá revelar detalhes da personalidade de cada um deles a qual desconhecem. Graças à inteligência e sagacidade de Enzo eles ficaram seguros, mas ainda assim com alguns sustos.
...Rafaela era uma mulher sem tirar nem pôr: amável e amistosa num momento, despeitada e insuportável no outro. Perguntei-me para onde fora minha determinação, pois acabei parando. Eu era como cera em suas mãos. (Pág.45).
Este é o primeiro livro da autora Lycia Barros que leio e realmente não tinha nenhuma expectativa. A escritora possui uma escrita que flui, sem complicações, simples e direta. Ela criou personagens marcantes, tanto pelo lado positivo, o Enzo, quanto pelo negativo, a Rafaela é muito chata. O enredo é bem amarrado e bem direcionado ao público teen. Na própria capa do livro já indicava isto. Analisando sob estes aspectos o livro atende ao objetivo, e é uma boa indicação para quem está iniciando e deseja um livro fácil e rápido, principalmente os adolescentes. O final tem uma pitada de surpresa que adoça um pouco mais o enredo, mas para mim a história podia ter sido estendida um pouco mais com uma dose a mais de suspense e romance. Vocês podem estar surpresos com a resenha curtinha, mas o livro realmente é fininho e o li com poucas horas. Se contar mais, estraga a surpresa.

Barros, Lycia. A garota do outro lado da rua. Osasco, SP. Novo Século Editora

6 Comentários:

thaila oliveira 11 de janeiro de 2014 12:45  

como você disse o livro é curtinho, mas bem bacana.
eu ja li e adorei... a forma como a autora lida com o amor platônico é bem interessante
achei Enzo maduro pra lidar com a situação em que se encontrava!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Nessa 11 de janeiro de 2014 13:24  

Eu ainda não li esse livro. Mas recomenda a você que começou a ler as historias da Lycia agora, o livro "Herança de amor - Quando o fim pode ser o começo". É simplesmente maravilhoso, e é adulto, e não adolescente com este! Acho que pode gostar!
Beijos!

Danielle Souza 11 de janeiro de 2014 18:32  

Ainda não li nada da autora, só tinha visto a trilogia que tem Herança no título... Gostei da capa deste e de ter um Nerd com chance de mostrar seu valor, mas não aturo personagem chata e se for patricinha é pior. Como passei da faixa indicada vou me aventurar em outro título. =)
Gostei muito da resenha foi curtinha, mas bem explicativa.
Minha Velha estante
Leitura Nossa de Cada Dia

Thais Pampado 11 de janeiro de 2014 21:52  

Não conhecia o livro nem a autora. A capa é bem fofinha, e sou fã desse tipo de história mais teen para ter uma leitura rápida e fácil entre leituras mais pesadas.

Marina Bartholi 13 de janeiro de 2014 10:24  

Eu ainda não conhecia essa autora, nem esse livro, já havia visto o livro, mas nunca me interessei. Pela sua resenha, parece ser um bom livro para se ler. Adorei a sua resenha, gosto de ler resenhas de livros que não conheço para poder me dar ideias novas.

Bjkas
Marina
http://afinsdaleitura.blogspot.com/

Tem sorteio no blog do livro "Ecos da Morte", participem e boa sorte !!!!

Fernanda Assis 13 de janeiro de 2014 15:54  

Ei Márcia

Já ouvi falar bem da autora, mas ainda não li nada dela.
Este não me deu muita vontade de ler não, parece tanto ser mais do mesmo rs.
bjs

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados