A cidade dos segredos - Sasha Gould

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?
Dos seus dezesseis anos de vida, seis Laura passou internada em um convento. Desde que sua mãe morreu seu pai a entregou ao celibato e ficou com Beatrice, sua irmã mais velha, enquanto que seu irmão se afastou totalmente da família, indo estudar em outra cidade. Laura sofre com saudades da irmã, e seu consolo são somente as cartas e o anel trançado dado pela mãe antes de morrer, para cada uma usar. Mesmo com a censura rígida do convento, Laura se apega às missivas para manter notícias do mundo lá fora, mas muitas vezes estas cartas não chegam às suas mãos, pois a madre superiora as queima. Um dia, Laura é surpreendida pela notícia de que deixará o convento. Feliz com sua recém-adquirida liberdade, tudo o que ela mais deseja é passar sua primeira noite em casa com Beatrice, poder estar com ela e saber todas as novidades. Mas para sua imensa tristeza, quando chega a sua casa ela encontra Beatrice em um caixão. Ainda desorientada, ela é informada pelo pai de que terá que se casar com Vicenzo, o noivo de Beatrice. Este não era o que Laura sonhava ao voltar para casa, principalmente ao descobrir que o seu noivo é um homem velho, babão, fétido. Desesperada ela acaba aceitando o auxílio da Sociedade Segreta e troca de um segredo que não é seu, e que consegue liberá-la do compromisso, mas de uma forma que Laura se pergunta, até quando ela terá que pagar esta dívida. Receosa do preço a pagar por sua liberdade, Laura tenta seguir com sua vida, mesmo com os ímpetos do pai em lhe arrumar um casamento rico que os salve da decadência. Mas Laura começa a ter certas desconfianças das atividades da Sociedade, principalmente ao descobrir que sua irmã não se afogou acidentalmente, mas que foi cruelmente assassinada. Envolvida em uma teia de mistérios e conspirações, Laura se vê divida entre buscar o assassino da irmã, sua promessa com a Sociedade Segreta e seus sentimentos pelo jovem e humilde pintor Giacomo.
Continuo de joelhos, rezando preces desconexas, até que, por fim, minha pele começa a registrar a sensação das roupas úmidas e frias, e tremo. Não sei se Deus atenderá às minhas súplicas, mas estar aqui, na escuridão, me conforta. Respiro fundo e percebo que talvez tenha encontrado algum tipo de serenidade. (Pág.164)
Este é um dos livros que eu escolhi ler pela capa que é maravilhosa. A história se passa na encantadora cidade de Veneza, em ano não especificado, mas que podemos vislumbrar pelos “duques”, “condes”, etc. Laura é uma encantadora e inocente que se vê envolvida em mistérios e enigmas da sociedade vienense e da decadência de sua família, ela busca descobrir a verdade. E durante esta busca, ela conhece o doce pintor Giácomo, a qual se encanta, mas que sob o alerta das amigas e ameaça do pai, ela não pode se aproximar devido às diferenças de classe social. A autora conseguiu manter o mistério até o fim, sempre desviando o foco, tornando a leitura mais célere e interessante, mesmo sem ter aquele ápice estrondoso. É um enredo intrigante agradável, e que gostei de ler.

Gould, Sasha. A cidade dos segredos. Ribeirão Preto, SP.  Novo Conceito Editora, 2014.

2 Comentários:

Nana ~* 18 de janeiro de 2014 05:10  

Achei a capa linda também!
Primeira resenha que leio, e nossa que pai malvado!
E Veneza como cenário? Preciso ler!

Eu olhava a capa pensava que fosse ter magia no meio HAHAA

bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley

Dryh Meira 19 de janeiro de 2014 21:03  

Oii ^^
Capa lindona hem? Bem misteriosa também, já fiquei curiosa só de vê-la, imagine lendo a sinopse e a resenha então. Normalmente não sou muito de ler livros com duques, condes (principalmente quando as personagens são mulheres e não têm o direito de escolher seus noivos.) , mas A cidade dos segredos me deixou super curiosa.
MilkMilks
DM
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados