A livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…


Clay Jannon é um jovem web designer que trabalhava em uma grande empresa do ramo alimentício, mas que perdeu o emprego após uma grande recessão econômica. Precisando trabalhar para pagar as contas e o aluguel do apartamento que divide com mais dois colegas, ele sai à caça de qualquer coisa que se possa fazer e que seja remunerado. E Clay acaba descobrindo uma livraria muito peculiar em São Francisco, e assume o cargo de atendente noturno. Mas esta não é uma livraria comum, ela  funciona 24 horas e tem uma clientela muito diferente à encontrada normalmente. Ele não entende como uma livraria pode se sustentar com tão poucos clientes, e que na sua maioria não compra nada, pois são associados vidrados, que simplesmente chegam, solicitam o próximo livro, apresentam a carteira e vão embora. Quando foi contratado, seu chefe, o Mr. Penumbra lhe disse para nunca, jamais abrir aqueles livros do alto da estante: eles eram proibidos. Clay então decide a tentar levantar o ibope da livraria para melhorar o movimento. Ele arrisca umas ações na internet e convida seus amigos para conhecer a livraria.
É claro que tinha que ter um amigo para instigar a fazer o que não se pode, e logo Clay abre um dos livros com a intenção de saber o assunto. Para sua surpresa, ele não entende bulhufas, e incentivado pelo amigo, ele subtrai um livro do acervo para que ele seja escaneado e seus códigos decifrados. Esta atitude o levará a uma busca desenfreada pela verdade e pela solução de um grande enigma.
...- Mr. Penumbra viajou.- Mas quando ele volta?A Miss Lapin não responde apenas olha para mim, então se vira lentamente para cuidar da chaleira, que começou a estremecer e a apitar sobre o fogãozinho. Uma combinação resplandecente de medo e curiosidade invade meu cérebro. É hora de falar sério. (Pág. 108)

Eu tinha uma grande expectativa sobre um livro que falava de uma livraria. Dentro de minha cabeça passou mil possibilidades, mas nada perto do que encontrei. O livro é bem escrito, mas, o enredo não me conquistou. Fiquei ansiosa pelo desenrolar, mas quando este chegou ainda assim fiquei esperando mais. Esta é uma opinião pessoal, portanto leiam e tirem suas próprias conclusões, pois o livro tem uma avaliação muito boa de 3,77 no goodreads e 3,8 no skoob. Para mim a editora continua fazendo um excelente trabalho, a capa realmente é um chamativo a mais e me despertou muita curiosidade. Quem aí que não gosta de livros, não leria um, com uma capa destas? Quando lerem, me conte aqui o que acharam.


Sloan, Robin. A livraria 24 horas do Mr. Penumbra. Novo Conceito Editora, 2013. 

4 Comentários:

thaila oliveira 18 de dezembro de 2013 12:45  

esse livro tem uma história realmente inusitada, bem diferente e com um ar de suspense que prende a gente nas páginas!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Aline T.K.M. 18 de dezembro de 2013 19:27  

Achei o livro insosso, divertidinho, mas nada além disso. Não sabia muito o que esperar porque a sinopse não dava pistas muito concretas, mas também não fui conquistada nem pelo enredo nem pelos personagens. O desfecho foi tão sem sal quanto o restante do livro...

Um beijo, Livro Lab

Jullyane Prado 19 de dezembro de 2013 10:40  

Olá Marcia!!!
Quando vi este livro não me interessei a ler, então ganhei ele em um sorteio e resolvi começar a leitura. Não sei se é porque eu não tinha nenhuma expectativa eu gostei muito.
O enredo é bem feito como você falou, e apesar dele não ser aqueles livros de tirar o fôlego eu achei ele super bacana.
Mas acho que o autor poderia ter dado mais explicações, ficou aquele mistério todo, pra depois não resultar em muita coisa!!
A capa dele é linda!!!!

Beijos!!

meudiariojk.blogspot.com.br

Thicy Lopes 25 de dezembro de 2013 15:10  

Esse é um dos livros que tenho interesse em ler no ano que vem. Já li várias resenhas e esse livro parece ser muito bom!!

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados