A garota de papel - Guillaume Musso

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Musso, Guillaume
     A garota de papel / Guillaume Musso. – Campinas: Verus, 2012

“Meu coração então disparou como se meu músculo cardíaco estivesse sendo comprimido por um torno. Fui tomado por uma vertigem, a náusea me embrulhou o estomago, de forma tão violenta que... fui obrigado a desligar o laptop.” (Pág. 133)

Tom Boyd é o escritor do momento, chegando a dividir os holofotes com  Stephanie Meyer, tudo porque quando era jovem escreveu uma história que acabou virando uma explosão de sucesso: a trilogia dos anjos. Os dois primeiros volumes já lhe renderam fortuna e fama respeitáveis e ele não tem do que reclamar.
Mas as coisas começam a dar errado para Tom quando a mulher que ele ama, Aurore, uma pianista excêntrica e talentosa, termina o relacionamento e o deixa a ver navios. Tom não segura a barra e se entrega a profunda depressão que o afunda cada vez mais. Prisão por dirigir embriagado, agressão, drogas, remédios passam a ser o comum da vida deste grande e talentoso escritor. Estas são agora a realidade de Tom que não reage à dor e ao desespero de ter sido abandonado por Aurore. Os únicos a se preocuparem com seu estado cada vez mais desesperador são seus amigos Milo e Carole. Eles são amigos inseparáveis desde a adolescência pobre e de risco, quando estavam sujeitos às gangues e às drogas, mas que venceram as estatísticas se tornando pessoas respeitadas e vencedoras, até agora. Apesar de toda a fama e riqueza conquistados, Tom permaneceu o mesmo cara bacana que estava presente sempre que seus amigos precisavam e agora eles tentavam retribuir, tentando mantê-lo salvo, ainda que ele procurasse cada vez mais subterfúgios para se isolar da realidade.
Até que em uma noite de tempestade ele acorda grogue da constante mistura de bebidas e soníferos, e se surpreende com uma presença inusitada na sala de sua casa. Uma mulher muito bonita, cabelos cor de mel, olhos claros e petulantes, inteiramente nua dentro da sua casa. Mas Tom se surpreende mesmo quando questiona quem é ela, e ela responde que é Billie, uma das personagens de seu livro. Uma edição especial do segundo livro da série sofreu um defeito de impressão e metade do livro saiu em branco. E Billie caiu da história, correndo o risco de desaparecer para sempre se Tom não voltar a escrever, porém com a crise da “página em branco” que ele passa no momento, será uma corrida contra o tempo salvar esta heroína.
                        ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Este livro possui uma poesia ímpar. No início dá uma preguiça da dor de cotovelo do Tom. Eu particularmente não suporto bebedeira e vícios, e Tom está totalmente atolado nas bebidas, com drogas, remédios, depressão, choradeira, simplesmente uma lástima. Mas ao mesmo tempo temos várias passagens cômicas que nos diverte e segredos que nos intriga. Desde que o livro foi lançado eu fui seduzida pelo título e não me arrependi. A história é muito bonita e surpreendente. Cada capítulo começa com um quotes de livros ou filmes famosos, e até mesmo frases de escritores e diretores. Uma das que gostei muito e que me identifiquei muito foi:
            “O tempo de ler é sempre um tempo roubado. Provavelmente foi por isso que o metrô se transformou na maior biblioteca do mundo.”
- Françoise Sagan.


2 Comentários:

Aline T.K.M. 9 de outubro de 2013 12:48  

Musso está na minha listinha de "preciso ler", junto ao também francês Marc Levy. Sempre que leio uma resenha dele, ou vejo um de seus livros por aí, lembro que preciso urgentemente ler algo dele. Gostei da premissa de A Garota de Papel; apesar de a sinopse não mostrar nada de extremamente novo, tenho a impressão de que o livro viaja bem pelo psicológico do protagonista, no enfrentamento de seus medos e abismos. Se essa impressão for mesmo real, então digo que o livro provavelmente me agradaria em cheio.

Um beijão, Livro Lab

marla 10 de outubro de 2013 13:27  

Não conhecia o autor nem o livro, mas achei interessante o enredo, já que nunca li nenhum livro com essa temática. Dica anotada!!

*bye*

http://loucaporromances.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados