Jardim de inverno - Kristin Hannah

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Hannah, Kristin
            Jardim de inverno/ Kristin Hannah. Ribeirão Preto; SP: Novo Conceito Editora, 2013. Título original: Winter Garden.

“Mamãe havia mudado naquele dia, e Meredith também. Fiel à sua palavra, a irmã nunca mais ouvira os contos de fadas da mãe, mas essa fora uma promessa fácil de cumprir, já que Mamãe jamais voltara a contar uma história. (Pág.55)

Nina e Meredith Whitson são duas mulheres já adultas e com a vida encaminhada. Meredith se casou com seu melhor amigo da infância e teve duas filhas que agora estão na faculdade. Nina se tornou uma repórter fotográfica de sucesso. Sua especialidade é registrar os resultados da guerra e da miséria por toda a África e portanto ela viaja o mundo inteiro, só voltando para casa em períodos curtos de tempo. São mulheres fortes e determinadas, e o caráter destas duas mulheres foi moldado por um fato que as marcou desde a infância e por toda a vida: a falta de amor por parte da mãe Anya. Para elas o pai Evan é o sol, a lua e o universo. Foi ele que as amou desde sempre, e que tentou de tudo para que a relação com a mãe fluísse o melhor possível. Mas para elas era incompreensível que a mãe dedicasse tanto amor ao pai e nada ás filhas. Quando o pai fica doente, elas se reúnem novamente para esta dolorosa e necessária despedida. O pai então faz um pedido em seu leito de morte: que elas peçam à mãe que ela volte a contar o conto de fadas de Vera a camponesa e o príncipe. Que elas escutem a história até o fim e que procurem conhecer a mãe. Uma promessa difícil de ser cumprida em se tratando da personalidade da mãe, mas Nina que é a mais passional das duas irmãs, acaba cedendo aos apelos do pai.
Agora o pai se foi e ficaram somente as três. Mas Meredith não quer saber de nenhuma história do conto de fadas contado pela mãe. Ela jurou nunca mais ouvir os contos de fadas da mãe e não lhe interessa mais. Uma antiga mágoa está guardada em seu coração e para ela a única promessa a ser cumprida foi a de cuidar da mãe, ainda que a convivência seja complicada. Nina acaba entregando os pontos e desistindo de fazer cumprir a promessa e cai no mundo novamente, prometendo retornar em maio para a data comemorativa de aniversário do pai e para a cerimônia das cinzas e deixando para a Meredetih a tarefa de zelar pelo bem estar da mãe. O que acaba provando não ser uma tarefa fácil. Ela passa a assistir os transtornos da mãe se agravando cada dia mais, enquanto isto seu casamento desmoronando. Até que Nina volta para casa e retoma o projeto de fazer cumprir promessa feita ao pai no leito de morte. A mãe acaba cedendo e aos poucos a história vai sendo contada, até que Nina percebe que este conto de fadas afeta a vida de todas, muito além do que imaginam.
                                               ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Falar de um livro da Kristin Hannah é ser repetitiva e redundante. Esta mulher escreve demais!!!!!!!!! O livro é emocionante e arrebatador. Adoro livros que há história dentro da história e as lembranças que são como um quebra-cabeças e aos poucos vão delineando um passado de amor e sofrimento. Eu tinha grandes expectativas ao pegar o livro para ler, pois depois que li os dois anteriores não esperava nada mais do que uma grande história e não me decepcionei. A história me prendeu de uma forma indescritível e mais uma vez eu estou apaixonada pela escrita da Kristin. Vale a pena e recomendo muito.

6 Comentários:

Cibele Santos 15 de setembro de 2013 17:35  

Ainda n li nenhum livro dessa autora,mais gostei muito da capa e achei interessante a resenha.........

beth 17 de setembro de 2013 17:57  

A história parece ser bem interessante. Já me conquistou por ter fadas nela. Sua resenha me despertou a curiosidade e vou experimentar ler.

Karen Senoo 17 de setembro de 2013 19:34  

Ainda não li nada desta autora mas, pela resenha, achei o livro e a trama em si incríveis! Fiquei curiosa para ler. Parece ser uma história cativante. Estou curiosa para saber mais dessas duas irmãs ^^

Bjs
@tibiux

Thicy Lopes 19 de setembro de 2013 15:53  

Que linda a capa desse livro!!
Não conhecia a autora,mas pelas cinco estrelinhas e pela resenha, o livro parece ser excelente!!
Fiquei muito interessada em lê-lo!!

Ellen Cristine 20 de setembro de 2013 18:27  

Fiquei até com vontade de ler. Capa linda!
BJS
Ellen Cristine

Lilian Gabriella 1 de outubro de 2013 20:47  

Nunca gosto de ler livros desse tipo. Essa capa é um pouco depressiva, me lembra drama e tal. Não sou muito fã desse gênero, abro uma exceção uma vez ou outra, mas nada muito frequente. eu achei a resenha legalzinha e a história também. Gostaria de tentar lê-lo e tirar minha próprias conclusões.

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados