Filho das sombras - Juliet Marillier

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Marillier, Juliet.
Filho das Sombras / Juliet Marillier – São Paulo : Butterfly Editora, 2013. (Trilogia Sevenwaters; 2)

“...-Ele parece muito mais velho. Quero dizer... como alguém tão jovem pode ser assim; Como se tivesse vivido uma vida inteira? É jovem demais para ser um líder desse tipo. Jovem demais para ser tão ... amargo.” (Pág. 165).

Muitos anos se passaram desde que os filhos de lorde Colum, retornaram das terras dos Bretões. Liam, Diarmid, Conor, Cormarck, Padriac, Finbar e Sorcha, passaram por grandes provações e nunca mais foram os mesmos. Comarck e Diarmid morreram lutando contra as invasões. Padriac caiu no mundo em busca de aventuras. Conor é um respeitável druida. Liam assumiu o governo do seu povo no lugar de seu pai, Finbar está desaparecido e Sorcha vive com sua família ao lado do bretão que lhe roubou o coração.

A partir de agora, pode haver spoiler de Filha da floresta:
Desta união nasceram três crianças muito amadas, duas delas previstas nos sonhos premonitórios de Sorcha, Niamh e Sean, mas a terceira criança, Liadan, gêmea de seu herdeiro Sean veio com a missão de mudar o destino daqueles que a cercam. Dos três, ela era a que mais se assemelhava a sua mãe Sorcha, pela sensibilidade, pelo coração humano, do talento para as práticas medicinais com as ervas e até mesmo fisicamente. Liadan não tinha vaidade e nem interesse de posses. Tudo o que ela desejava para sua vida era viver para sempre com seus pais e ajudando a cuidar da população com seus tratamentos medicinais. Mas ao contrário do que ela espera, acaba por despertar o interesse de um jovem herdeiro: Eamon, vizinho às terras de seu tio Liam, a qual mantinham importantes alianças políticas com o objetivo de defender suas terras das invasões dos Bretões. Mas assim como sua mãe Sorcha, Liadan vêm tendo visões premonitórias do futuro de seu povo, e ela teme deixar a família. Liadan recusa o pedido de Eamon e promete dar-lhe uma resposta no ano seguinte. Ela sabe que uma perda acontecerá na sua família e ela deseja estar presente. Eamon somente cede com a promessa de ter uma resposta então. Os acontecimentos se sucedem rapidamente na família. Sua irmã Niamh se apaixona por um jovem druida aluno de seu tio Conor, mas é impedida de viver este amor por pressão de seus tios e seus pais, mas impedida de saber o segredo que a impede de ser feliz com seu amado. Também por determinação da família ela acaba se casando contra a vontade, com um líder de um clã vizinho e favorecendo o fortalecimento das alianças entre os clãs. A pedido de Niamh, Liadan a acompanha na viagem que a levará a sua nova casa juntamente com seu novo marido. Liadan aceita o convite movida pelo remorso de tudo o que aconteceu com sua amada irmã. Mal chegou ao seu destino ela é escoltada pelos soldados do tio, no caminho de volta para casa. Ainda no início da viagem de volta, eles são abordados por uma senhora que a implora para que atenda seu filho acamado e muito doente. De alguma forma, o vilarejo tinha conhecimento de que uma poderosa curandeira estaria viajando por aquelas terras. Contrariando seus soldados, ela atende a pobre senhora e quando chega à casa do doente, Liadan é atacada e levada como refém de uma estranha quadrilha de renegados, e seu destino começará a tomar outros rumos, inesquecíveis...

Eu sou apaixonada pela escrita da Juliet. Até o momento não descobri nenhum motivo para não indicar os belos livros que já li dela. Com este completa o terceiro e não me decepcionei. A história é tão perfeitamente amarrada, muito bem estruturada que é normal nos vermos nas florestas celtas da Irlanda. Liadan é encantadora assim como a mãe. Ela tem um amor incondicional por todos da família e se preocupa com o destino de seu povo, forte e determinada, enfrenta os revezes da vida com coragem e sabedoria. Ela entende todo o amor da mãe por um bretão, principal inimigo de seu povo, mas ela não julga e não condena. O que me espanta também é a maturidade daquele povo em épocas tão longínquas. Realmente perfeito.  Vale a pena viajar nesta fantasia apaixonante. 



1 Comentário:

Luciana Mara 2 de agosto de 2013 07:49  

ahhhhh...
Só li seus comentários, não a sinopse da história pra não pegar spoiler.
Só li um livro dessa autora, mas a escrita dela é tão gostosa que dá vontade de ler todos.
Esse aí já está na minha lista de próximas aquisições.

Bjins

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados