O livro do amanhã - Cecelia Ahern

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ahern, Cecelia
O livro do amanhã / Cecelia Ahern. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013.

“O fato de que eu fora pisoteada tornou-se óbvio. O que me deixava repetidas vezes em dúvida era em qual direção eu ia crescer agora.” (Pág.92).

Tamara tem passado por muitos revezes na vida. Desde que encontrou seu pai morto no chão do escritório de sua mansão, a vida tem sido muito cruel com ela e sua mãe. Elas descobrem que toda a riqueza e luxo a qual estavam acostumadas virou pó. Tudo perdido para os bancos que tomaram tudo para cobrir as dívidas deixadas pelo pai. Tamara que sempre morou em uma mansão a beira mar em Dublin, e passava férias em várias partes do mundo, agora não tinha mais nada. E ainda por cima teria que morar na casa de um tio no interior, em uma casa de guarita que um misterioso castelo em ruínas.
A adaptação de Tamara está sendo mais do que uma prova de fogo. Sua tia Rosaleen era a esquisitice em pessoa, tentando fazê-la comer toneladas de calorias o tempo todo, vigiando cada passo. E ao mesmo tempo sua mãe se entrega à escuridão da reclusão se afastando totalmente da filha, tornando-a mais só e deprimida. Tamara não vê nenhuma perspectiva para seu futuro, a não ser conviver com seus estranhos tios em este lugar ermo.
Tamara então começa a cismar com as esquisitices de sua tia... Todos os dias ela atravessa a pequena estrada até um bangalô do outro lado da rua com uma bandeja imensa de comida. Ela não permite que Tamara conheça a moradora, e não permite também que ela apanhe as correspondências, e nem passe tempo com sua mãe quando esta se encontra acordada. Em suas fugas ela acaba se encantando pelas ruínas do castelo e sempre se esconde para refletir sobre sua vida. Acaba também conhecendo irmã Ignatius, uma freira muito simpática e moderna para o hábito de freira que acabam unidas em uma bela amizade. Um dia Tamara acaba achando em uma biblioteca itinerante um misterioso livro com cadeado, e curiosa passa a andar com este livro sem conseguir abri-lo, até que a simpática freira abre o livro para ela, e tamanha decepção. O livro não é exatamente um livro, mas um diário totalmente em branco. Incentivada pela Irmã, ela resolve escrever suas angústias ali, e fica em choque quando, ao abrir ela descobre que o livro foi preenchido pela sua própria caligrafia, e a data dos acontecimentos estão um dia adiantado. Os enigmas vão surgindo e Tamara fica cada vez mais intrigada pelas mensagens deixadas pelo diário, levando-a a investigar os mistérios que cercam sua nova residência.

Eu comecei a ler o livro sem expectativas após uma resenha que não foi muito motivadora. Ainda bem! Pois fui tomada pela curiosidade e a ansiedade me fez concluir a leitura um dia antes do esperado. Tamara é muito inteligente, mas justamente por este motivo acaba sendo um tanto arrogante no início do livro. Mas com as mudanças drásticas da sua vida, ela vê sua vida totalmente desestruturada obrigando-a a rever suas atitudes. O livro vale a pena, assim como os outros da Cecelia, nos toca pela emoção e crescimento da protagonista.

9 Comentários:

Fernanda Assis 17 de julho de 2013 11:08  

Ei Márcia,

A resenha não muito motivadora foi a minha? hihihi.
Pq achei esta menina tão tão chata que nem consegui gostar mais do livro, e olha que sou fã da autora.
Eu gostei da historia, do suspense, mas algumas coisas me incomodaram muito.
bjs

sulamita_blanc 18 de julho de 2013 11:43  

Adorei Resenha acabei de comprar ele numa promoção da saraiva *-* e me deu mais vontade de ler, e eu também tinha lido uma resenhas que me deixaram em dúvida sobre ele mais como tava na promoção eu comprei.

Yasmim Namen 25 de julho de 2013 22:31  

Eu ganhei o livro do amanhã e tô esperando um pouco de tempo pra lê-lo. Não vou ler a resenha porque quando tenho o livro perto e próximo de ler quando leio resenhas eu crio expectativas e a leitura acaba pesando muito. =/
Espero que a minha leitura seja surpreendente como foi pra você!

Yasmim Namen 25 de julho de 2013 22:45  

Eu ganhei o livro do amanhã e tô esperando um pouco de tempo pra lê-lo. Não vou ler a resenha porque quando tenho o livro perto e próximo de ler quando leio resenhas eu crio expectativas e a leitura acaba pesando muito. =/
Espero que a minha leitura seja surpreendente como foi pra você!

beth 12 de agosto de 2013 08:27  

Achei o livro muito interessante. O tema do livro faz meu estilo. Adoro livros assim, que nos faz refletir e pensar. Sua resenha me deixou bem curiosa com a história. Vou querer ler sim. Beijos.

Nardonio 15 de agosto de 2013 17:42  

Desde que li "P.S. Eu te Amo", fiquei com vontade de ler tudo que for lançado da Cecelia. Gosto dessa característica de fazer as personagens amadurecerem no decorrer da trama. Espero ter a oportunidade de ler em breve,

@_Dom_Dom

Adriana 22 de agosto de 2013 15:40  

Eu sou fã da Cecília, e mesmo com tantas resenhas negativas que li desse livro, eu nao desisti de le-lo...Ela tem o dom de nos fisgar pela narrativa, gosto também de como ela faz a construção do personagem, como ela fez com a Tamara, mostrando seu crescimento como pessoa, suas mudanças...é sempre bom ler livros onde os personagens nos passa uma lição a aprender! Parabéns pela resenha, eu adorei e pretendo ler esse livro sim! :)

Jessica Lisboa 23 de agosto de 2013 19:42  

Sinceramente quando o livro foi lançado nem dei muita importancia pra ele, mas ate que eu gostei dele me interessei pelo fato de que a personagem se interessa pela tal biblioteca e o misterio que o livro tem.

Lilian Gabriella 24 de agosto de 2013 20:30  

Super legal e interessante. Ouvi coisas muito boas sobre esse livro e sobre essa autora. Sempre tive curiosidade de ler algum livro dela e esse parece ser uma boa oportunidade para começar a conhecê-la.

Postar um comentário

Enquanto isso no skoob

Posts Recentes

  © TESOURO LITERÁRIO - Todos os Direitos Reservados